CANAL VIVARESUMO DAS NOVELAS DO CANAL VIVATERRA NOSTRA

Resumo Semanal de Terra Nostra de 05/08 a 17/08/19

Terra Nostra é produzida pela Rede Globo, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Contou com as participações de Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda, Raul Cortez, Ângela Vieira, Antonio Calloni, Lu Grimaldi, Marcello Antony e Tânia Bondezan. Atualmente é está sendo exibida pelo Canal Viva com exibição ás 14h30 e com reprise á 00h45. Por questão de direitos autorais, a versão internacional foi escolhida para ser apresentada. Confira a seguir oque irá acontecer nos próximos capítulos da novela. 

Capítulo 136 – Segunda-feira, 5 de agosto
Francesco teme as atitudes do filho, que está morto de raiva de Gumercindo. Angélica se surpreende quando Rosana confessa estar disposta a fugir com Marco. Francesco se empolga com a proposta de patrícios: fazer uma cooperativa de refinadores de açúcar. Florinda se encanta com Marco, mas sabe se manter no seu lugar, como recomenda Mariana. Padre Olavo, que continua sem batina, visita a fazenda. Gumercindo avisa a Francesco que não quer conversar com Marco. Rosana tem certeza que está apaixonada por Marco e garante que, se preciso for, vai fugir com ele.

Capítulo 137 – Terça-feira, 6 de agosto 
Rosana garante que jamais voltaria para Matteo e que agora só se interessa por Marco. Gumercindo não muda a sua posição, apesar do pedido de todos. José Alceu insiste para que Tiziu conte tudo o que sabe sobre a sua origem. Os colonos surpreendem Bartolo ao afirmar que vão colher a próxima safra em regime de ameia. Matilde sonha em casar com um brasileiro como Augusto. Janete propõe a Josué que os dois juntem o que têm e iniciem mesmo uma nova vida juntos. Marco avisa ao pai que vai viver na casa que era de Paola assim que se juntar com Rosana. Angélica ouve escondida discurso de Augusto e adora. Matteo briga, perde o emprego e avisa à Juliana que agora é um anarquista.

Capítulo 138 – Quarta-feira, 7 de agosto 
Amadeo se preocupa com o futuro de Matteo, agora marcado como anarquista. Juliana também está insegura quanto ao futuro do marido. Padre Olavo tenta convencer Gumercindo a mudar a sua decisão. Uma paixão repentina acontece entre Florinda e um jovem, Bruno, que segue-a na rua. Matilde sonha em ser patroa. Marco escreve para Rosana avisando que estará esperando por ela no sobrado, para que eles comecem nova vida. Maria do Socorro desconfia de algo. Francesco provoca Anacleto: já está com o dinheiro dele à disposição, mas ele vai mesmo para a Sicília? Inês tranquiliza Paola: ela não vai embora. Matteo faz discurso na porta da fábrica, onde muitos buscam emprego. Gumercindo ameaça deserdar Rosana, caso ela se encontre com Marco. Juvenal leva Rosana, acompanhada por Florinda, até o sobrado.

Capítulo 139 – Quinta-feira, 8 de agosto 
Marco Antônio recebe Rosana com muito amor, carregando-a no colo até a cama. Francesco recrimina o filho. Gumercindo está desconfiado e alerta Maria do Socorro: se Rosana fizer uma besteira nunca mais ele falará com a filha. Augusto é partidário da teoria que tem café demais no Brasil e que, se necessário, algumas plantações deveriam ser queimadas, o que assusta o sogro. Gumercindo expulsa Rosana de casa, renega-a, quando ela comunica a sua decisão de ir morar com Marco. E mais: proíbe-a de levar Marinho, ameaçando entregar a criança para o pai. Matteo tem muito orgulho de suas novas atitudes anarquistas e surpreende Amadeo e Toninho quando fala de greve. Bruno corteja Florinda e marca encontro à noite. Rosana e Marco Antônio começam uma nova vida.

+  Porto dos Milagres Resumo Completo de 10/06 a 15/06/19

Capítulo 140 – Sexta-feira, 9 de agosto
Marco Antônio e Rosana passeiam de braços dados. Maria do Socorro sofre com toda a situação. Angélica dá força para o pai, mas afirma que jamais deixará de considerar Rosana como sua irmã. Gumercindo, sozinho no jardim, é interrompido em suas reflexões por José Alceu, que faz perguntas sobre o passado. Tiziu e Damião se preocupam com a reação de Naná, quando ela souber disso. Matteo fica revoltado ao saber que Rosana abandonou o filho e decide que vai buscá-lo. Bruno e Florinda se encontram no portão. Maria do Socorro avisa Mariana: que seja a última vez, senão ela manda Florinda de volta para a fazenda. Matteo está encantado com as ideias anarquistas. Marco quer ter um filho com Rosana.

Capítulo 141 – Sábado, 10 de agosto 
Florinda avisa Bruno de que sua patroa quer que ele vá conversar com Gumercindo, mas ele se recusa. Gumercindo comunica à família que pretende voltar a morar na fazenda e quem quiser ficar, que fique. Matteo chega decidido a pegar o seu filho. Todos ficam atônitos quando Gumercindo dá razão a ele e manda Mariana arrumar as coisas de Marinho. Angélica tenta confortar a mãe, que está inconsolável. Francesco está animado para investir no açúcar. José Alceu promete não procurar mais o pai. Rosana se surpreende com a visita de Janete e Josué. Marco Antônio chega depois e fica perplexo. Janete sugere que ele retome a guarda da filha, mas a ideia não é bem-vinda. Angélica conta para a irmã tudo o que aconteceu.

O Resumo da semana seguinte já foi liberado e nós disponibilizamos em primeira mão pra você. Confira a seguir o resumo de 12 a 17 de agosto. 

Capítulo 142 – Segunda-feira, 12 de agosto 
Rosana chega na pensão decidida e pegar o seu filho. Matteo não entrega Marinho para Rosana e ela volta para casa chorando. Inês duvida que Anacleto tenha coragem de partir sozinho. Florinda começa a trabalhar na casa de Rosana. Augusto sonha ser governador. Francesco faz Anacleto assinar o recibo, mas entrega o dinheiro a Inês e ele fica furioso. Marco e Rosana convidam Florinda para jantar à mesa com eles. Dolores não quer nem ouvir falar do sobradinho, onde Hortência vai morar. Matteo se irrita quando Juliana considera a hipótese de entregar Marinho para a mãe. Rosana se decepciona porque Marco não quer tirar Aninha de Juliana. Gumercindo não deixa Juvenal levar Matilde para São Paulo, mas ela se rebela, faz as malas e vai. Mariana recrimina Augusto por ter feito a corte a Florinda. Angélica quer saber o que os dois conversam.

Capítulo 143 – Terça-feira, 13 de agosto
Mariana despista. Maria do Socorro se preocupa com o neto. Juliana precisa cuidar de duas crianças antes de sair de casa e chega atrasada no trabalho. Marco Antônio desabafa com o pai: não pode pedir a guarda de sua filha só para pressionar Matteo, como Rosana deseja. Dolores e Hortência temem se envolver muito com Marinho e depois perder o contato. Rosana se preocupa ao saber que Augusto cortejava Florinda. Naná nega que José Alceu seja filho de Gumercindo, mas ele não aceita mais mentiras. Naná decide fugir mais uma vez e o menino vai embora antes, mas para a fazenda procurar Gumercindo. Matilde chega à cidade. Matteo não consegue emprego e pensa em voltar para a Itália. Josué sugere que Janete procure Juliana.

+  Porto dos Milagres Resumo Completo de 27/05 a 01/06/19

Capítulo 144 – Quarta-feira, 14 de agosto
Antenor se recusa a ir atrás de José Alceu. Juliana não quer voltar para Itália e nem para uma fazenda, e Matteo ameaça ir sozinho. José Alceu chega à fazenda. Bruno encontra Florinda e os dois marcam encontro. Gumercindo avisa que vai mandar o menino de volta para São Paulo. Marco Antônio pressiona Matteo para que ele entregue Marinho, ameaça até levar Aninha, mas sem sucesso. Acusa também o rival de ainda sentir ciúmes de Rosana. Inês e Anacleto descobrem que Gumercindo é pai do filho de Naná. Rosana estranha quando Marco avisa que Matteo só devolve Marinho se ela voltar a morar com o pai. Anacleto conta tudo para Francesco. Gumercindo considera o pedido de José Alceu de trabalhar na venda.

Capítulo 145 – Quinta-feira, 15 de agosto
Juliana estranha ao saber da imposição de Matteo para devolver Marinho e solta a bomba: quer voltar a viver com Marco, que é o pai da filha dela. Leonora cuida de José Alceu, que dorme na senzala. Matteo ameaça matar Juliana se ela abandoná-lo e jura nunca mais voltar, se sair naquele momento do quarto. Ela manda-o embora. Marco acha que Rosana ainda suspira por Matteo e dorme em outro quarto. Bruno beija Florinda. Tiziu aparece na fazenda. José Alceu chama Gumercindo de pai, insiste que é filho dele, que se comove muito. Inês conta tudo para Maria do Socorro, que se desespera, pensando que o marido mentiu para ela. Juliana bate na porta de Rosana com Marinho nos braços e propõe uma conversa.

Capítulo 146 – Sexta-feira, 16 de agosto 
Em clima de paz, as duas conversam. Juliana afirma amar Matteo e por isso mesmo precisa se separar dele, para que ele refaça a sua vida ao lado de Rosana e volte a trabalhar na fazenda. Rosana, porém, não aceita o sacrifício dela, a quem considera agora uma amiga. Gumercindo e José Alceu conversam sozinhos na senzala. Bartolo fica abismado ao saber do parentesco dos dois. Maria do Socorro e Angélica ficam cara a cara com Naná, que confirma a paternidade de Gumercindo. Juliana declara todo o seu amor a Matteo e pede que ele esqueça voltar para a Itália e o anarquismo. José Alceu pede a bênçao ao pai e os dois se abraçam comovidos. Rosana conta tudo para Marco, que se surpreende com a força do amor de Juliana e Matteo; pede a Francesco que ajude Matteo.

Capítulo 147 – Sábado, 17 de agosto 
Angélica abraça e conforta a Maria do Socorro, que chora. Gumercindo está decidido a enfrentar a mulher para reconhecer o filho bastardo. Naná se sente vingada de todas as humilhações. Josué e Janete aceitam conselho de Francesco e pensam em abrir uma loja elegante. Gumercindo promete a José Alceu ampará-lo. Hortência está grávida de novo e tenta convencer Dolores a se mudar com eles. Gumercindo e os meninos estão de volta. Maria do Socorro deixa claro que não vai aceitar José Alceu. Já Rosana até gostou da novidade. Bruno promete a Florinda levá-la para conhecer os pais, mas alerta que eles odeiam as italianas. Juliana se preocupa, quando Matteo conta que foi preso na porta da fábrica, mas logo liberado.

+  Estrela-Guia Resumo Completo de 27/05 a 31/05/19

O resumo do que vai acontecer na novela Terra Nostra foi divulgado pelo Canal Viva e pode sofrer alterações de acordo com a edição. Em breve essa página será atualizada com os resumos dos próximos capítulos da trama.


SAIBA MAIS SOBRE A NOVELA 

O cenário da novela é o Brasil entre o final do século XIX e início do século XX. A maior parte da história se passa nas fazendas de café do interior de São Paulo, mostrando a imigração italiana no Brasil, com destaque para o romance de Giuliana e Matteo, dois imigrantes italianos que foram tentar uma vida melhor em terras brasileiras. Giuliana é filha de Giulio e Ana, imigrantes italianos que deixam seu país e vêm para o Brasil a conselho de um amigo compatriota, Francesco. No navio, a jovem apaixona-se por Matteo, e os dois fazem planos de se casar quando chegarem ao Brasil, mesmo os dois nem se conhecendo direito. A morte dos pais de Giuliana, causada pela peste negra (doença causada pela pulga de rato), e a leve infecção de Matteo pela doença aproxima ainda mais o casal, que passa uma noite ardente de amor juntos,sendo a primeira vez de Giuliana, antes de o navio atracar no porto de Santos.

Na confusão do desembarque, Giuliana e Matteo se perdem e seguem rumos diferentes. Ela é acolhida por Francesco (Raul Cortez), um milionário banqueiro, amigo de seus falecidos pais, casado com Janete, mulher prepotente e arrogante, e pai de Marco Antônio, um bon-vivant. Já Matteo vai trabalhar na fazenda de Gumercindo, um barão do café que é casado com Maria do Socorro e pai da meiga Angélica e da cruel Rosana. Assim que vê a italiana, Marco Antônio se apaixona loucamente por ela. Francesco vê com bons olhos o casamento do filho, mas Janete não. Giuliana também rejeita o amor de Marco Antônio, pois está decidida a reencontrar Matteo. Porém, quando ela descobre que espera um filho de Matteo, Marco Antônio vê aí a chance de ficar com sua amada. Ele pede Giuliana em casamento e, com medo, a moça aceita. Entretanto, Janete arma para que seu filho seja poupado de criar o filho de Giuliana com outro homem. Com a ajuda da governanta Mariana, Janete faz o parto da nora, mas Giuliana desmaia depois de ouvir a criança chorar. Então, Janete manda que Mariana leve a criança para um orfanato bem longe e depois afirma à nora que o bebê nasceu morto.

Está sendo exibida pelo Canal Viva desde 28 de fevereiro de 2019, substituindo Baila Comigo com exibição ás 14h30 e com reprise á 00h45. Por questão de direitos autorais, a versão internacional foi escolhida para ser apresentada.


Acompanhe outras notícias em nosso Canal no Youtube