RESUMOSTERRA NOSTRAVIVA

Terra Nostra Resumo Completo de 18/03 a 23/03/19

PRÓXIMOS CAPÍTULOS DA NOVELA TERRA NOSTRA 

Capítulo 16, 18 de março, Segunda-Feira – Rosana está assustada; Matheu exige que tire a roupa. Do lado de fora da casa, os italianos gritam que, seguindo a tradição de seu povo, examinarão o lençol do casal no dia seguinte. Marco Antônio beija Juliana, sem ser correspondido. Matheu faz amor com Rosana. De manhã, ela vê a mancha de sangue no lençol, mas o marido impede que o lave; estende-o na janela.

Em seguida, leva a prova de sua inocência para Gumercindo. Matheu recusa-se a passar a lua-de-mel na Europa. Augusto leva Paola para São Paulo. Antenor fica furioso ao saber que dali em diante quem dá as ordens na colônia é Matheu. Ao ouvir comentários sobre o casamento de Rosana com um italiano chamado Matheu, Juliana decide ir ao encontro do amado.

Capítulo 17, 19 de março, Terça-Feira – Francesco concorda que Juliana vá atrás de Matheu. Gumercindo dá ao genro o dote de Rosana. Paola fica encantada com a casa onde Augusto a instala, em São Paulo. Rosana reclama que Matheu não a procurou mais, desde o dia do casamento. Assustada com a mancha do sangue da irmã no lençol, Angélica decide desmanchar o noivado.

Juliana concorda em esperar até o casamento de Augusto para ir ao encontro de Matheu. Leonora conversa com Angélica, esclarece suas dúvidas a respeito do relacionamento entre homem e mulher e a demove da idéia de não se casar. Paola quer fazer amor com Augusto a todo instante. Juliana pede a Damião que a leve à fazenda onde vive Matheu.

Temeroso de perder seu emprego, Damião não só se recusa a fazer o que ela quer, como alerta o patrão. Juliana prepara uma trouxa de roupas: está decidida a procurar o pai de seu filho de qualquer maneira.

Capítulo 18, 20 de março, Quarta-Feira– Ao saber que Juliana partiu, Janete fica satisfeita e demora a avisar o marido e o filho. Augusto começa a sentir-se farto da insistência sexual de Paola. Juliana chega à hospedaria de onde Matheu partiu para a fazenda. Marco Antônio não encontra sua amada; Francesco e o filho estão decepcionados com a ingratidão da protegida. Juliana pede ao agente que a leve à fazenda na qual Matheu foi trabalhar.

Os dois combinam viajar juntos, no trem que partirá na manhã seguinte com um grupo de imigrantes. Mais uma vez, Matheu recusa-se a fazer amor com Rosana. Alertado pelo agente, Francesco vai até a hospedaria e traz Juliana de volta à sua casa; para desespero de Janete, a italianinha concorda em casar-se com Marco Antônio. Mais à vontade na presença do namorado, Angélica pede-lhe que a beije.

Capítulo 19, 21 de março, Quinta-Feira – Marco Antônio admira a beleza de Paola. Augusto adora quando a mulher decide ficar mais uns dias na casa dos pais e cai nos braços de Paola. Todos se preocupam com a febre amarela que já começou a fazer vítimas nas fazendas. Damião fala da escravatura e de sua irmã Naná para Juliana. Bartolo está doente com todos os sintomas da febre amarela. Marco se enternece ao sentir o neném se mexendo.

Janete aproveita para destilar o seu veneno avisando que jamais será seu neto. Paola recebe Altino na sua casa para passar uns dias. Os italianos se agitam, mas Matheu tenta tranquilizá-los. Gumercindo decide mandar a mulher e as filhas para São Paulo e ficar na fazenda com o genro; Maria do Socorro permanece ao lado do marido. Bartolo queima de febre; Matheu cuida do amigo.

Capítulo 20, 22 de março, Sexta-Feira – Rosana e Angélica viajam para São Paulo. Para surpresa de Maria do Socorro, Gumercindo dá-lhe um beijo na testa, demonstrando satisfação por ela ter ficado ao seu lado. Gumercindo reage ao saber que Antenor foi atrás de Naná; Tiziu fala do pai, Damião, que jamais conheceu. Na cidade, o ex-escravo conduz o coche de Francesco e é reconhecido por Antenor, que procura-o na mansão.

Damião nada revela do paradeiro de Naná. Rosana e Angélica esperam Augusto para jantar, que está, sem nada saber, na casa de Paola. Maria do Socorro veste a camisola da primeira noite de casados e não tem vergonha de procurar o marido. Ele estranha, mas se deixa levar numa noite de amor. Bartolo se recupera. Rosana decide descobrir onde Augusto passa as suas noites.

Capítulo 21, 23 de março, Sábado– Maria do Socorro acorda na maior felicidade. Juliana se assusta ao ver Antenor na porta da mansão. Augusto se desconcerta ao dar de cara com a esposa e a cunhada em casa, inventa que dormiu em um hotel e Angélica acredita. Rosana, é claro, desconfia. Gumercindo e Matheu começam a se entender bem.

Damião conta à Juliana sobre o filho do patrão que Naná carregou na barriga, sua fuga para São Paulo e o não cumprimento da promessa de mandar o filho se fosse varão. Antenor, depois de algumas perguntas, conclui que a patroa de Damião é o amor da vida de Matheu; depois convence o ex-escravo de seu interesse por Naná. Paola fica furiosa com a volta de Angélica. Gumercindo manda Matheu buscar a mulher.

O resumo do que vai acontecer na novela Terra Nostra foi divulgado pelo Canal Viva e pode sofrer alterações de acordo com a edição. Em breve essa página será atualizada com os resumos dos próximos capítulos da trama.

Comment here