Terra Nostra Resumo Completo de 13/05 a 18/05/19

Terra Nostra é produzida pela Rede Globo, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Contou com as participações de Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda, Raul Cortez, Ângela Vieira, Antonio Calloni, Lu Grimaldi, Marcello Antony e Tânia Bondezan. Atualmente é está sendo exibida pelo Canal Viva com exibição ás 14h30 e com reprise á 00h45. Por questão de direitos autorais, a versão internacional foi escolhida para ser apresentada. Confira a seguir oque irá acontecer nos próximos capítulos da novela. 

 

Capítulo 64, 13 de Maio, Segunda-Feira – Tiziu e José Alceu discutem sobre escravidão. José Alceu diz que Damião é escravo até hoje e Tiziu diz que não, pois ele recebe salário para trabalhar. Enquanto discutem, chega Antenor. Antenor conversa com José Alceu. Eles discutem e Antenor pede a José Alceu que bata nele para descontar toda a raiva. Depois de bater em Antenor, José Alceu o perdoa e eles vão embora para casa. Tiziu vai junto. Chegando em casa, Tiziu conta ao pai o que aconteceu. Naná fica muito feliz ao rever o filho e ver que ele está se dando bem com Antenor. Amadeo e Matteo assinam contrato com Francesco e já estão prestes a montar um escritório. Agora, é só começar a trabalhar. Hortência vem visitar seu filho, escondida do marido. Juliana fica preocupada pois acha que ela vai levá-lo embora. Paola vai visitar Francesco na Casa Bancária e depois combinam de se encontrar. Francesco a leva para ver a fábrica pronta. Paola se emociona. Depois, eles vão jantar. Conversam bastante e depois do jantar, vão para a casa de Paola. Mariana conversa com dona Janete e a convence de chamar Juliana para dar leite à criança pois a menina não se acostumou com o leite de vaca e fica a chorar o dia inteiro.

Dona Janete permite. Janete discute com Marco Antônio sobre negros e ele a lembra de que foi uma negra que o amamentou e que, se não fosse ela, ele não teria sobrevivido pois a mãe não tinha leite. Janete diz para ele parar de importuná-la que, ela já permitiu que Juliana viesse amamentar a criança. Juliana diz a Matteo que, a partir daquele dia, Juan irá dormir com eles no quarto, pois Dolores tem um sono muito pesado e tem medo do garoto precisar de alguma coisa e não poder atendê-lo por estar dormindo. Mas a verdade é que Dolores está desconfiada que Juan é filho dos dois. Depois do jantar, Francesco e Paola vão para a casa dela. Lá, Paola insiste em perguntar a Francesco sobre a vida dele e ele se recusa a responder até que Paola lhe pergunta como ele veio para o Brasil e ele diz que foi fugido. Paola pergunta por que ele fugiu e ele diz que foi porque ele matou uma pessoa lá. Paola fica espantada.

Capítulo 65, 14 de Maio, Terça-Feira – Francesco conta para Paola que chegou ao Brasil fugido, com o peso da culpa de ter matado um rapaz por causa de uma mulher. Ele narra a discussão que tiveram, e que quando andava a caminho de casa com um amigo, o rapaz, enciumado, apareceu com uma faca, dizendo que queria ajustar contas com ele. Os dois rolaram no chão e Francesco acabou matando-o com uma facada. Narra também o dia em que deixou a Itália, descrevendo a imagem do pai, chorando no porto de Nápoles. Estas lembranças o emocionam, e Paola fica comovida. Ele a chama de “amore mio”. Paola pede para que repita o que disse, e os dois se beijam. Francesco passa a noite na casa dela, enquanto Janete o aguarda durante toda a madrugada. Quando Francesco chega, ao raiar do dia, a esposa o está esperando. Francesco, então, diz que não podem mais viver juntos, e que está decidido a ficar com Paola. Antes do trabalho, faz as malas, que Janete manda que as empregadas ponham fora da casa. Marco Antonio, temendo uma discussão, tenta ponderar, dizendo que tudo isso é uma loucura. Francesco afirma que não pode mais viver de mentira. A preocupação do rapaz aumenta quando seu pai confirma que está tendo um caso amoroso com Paola e que passara a noite com ela.

+  Cúmplices de Um Resgate Resumo Completo de 27/05 á 31/05

Hortência entra na pensão da mãe, dizendo que seu marido a colocou para fora de casa. Dolores a acolhe, dizendo que a filha sabe com quem se casou. Hortência agradece Juliana por cuidar de seu filho. Bartolo se despede de Leonora e parte rumo à terra onde futuramente plantará uvas. Segue pela estrada com uma carroça e um burro, que Gumercindo lhe emprestou. Leonora apresenta à Maria do Socorro sua futura substituta. Esta é Florinda, jovem italiana que acompanhará os serviços da casa até que Leonora se mude com Bartolo. Gumercindo diz que já conhece a menina. Enquanto aguarda o café com Maria do Socorro, afirma que o caminho de São Paulo à Jundiaí será a viagem mais longa que Bartolo já fez. Leonor concorda, mas diz que, com a vontade que o marido tem de plantar suas uvas para produção de vinho, ele não se importará. Gumercindo diz que, às vezes, os italianos o deixam espantado. Quando fica a sós com Leonora, pergunta se ela não poderia ter trazido uma moça mais velha para trabalhar dentro da casa.

Capítulo 66, 15 de Maio, Quarta-Feira– Hortência diz a Dolores que só voltaria a viver com Hernandez, se puder levar seu filho junto. Matteo diz a Juliana que ele e Amadeo estão desconfiados de Francesco, eles acham que acabarão se tornando empregados do banqueiro, porque é ele que tem dinheiro e os terrenos onde construir casas. Juliana não concorda, acha que Francesco está ajudando-os e que Amadeo é quem não merece confiança, pois já teve um desentendimento com Matteo na fazenda de Gumercindo. Depois de passar a noite com Paola, Francesco decide separar-se de Janete e vai para a casa da italiana. Paola o convence a ficar em sua casa em vez de ir para um hotel. Janete fica triste com a separação porque se sente humilhada por ter sido abandonada. Marco Antônio também fica triste com a separação dos pais. Augusto conta à família de Gumercindo que se encontrou com Marco Antônio e que o convidou para uma visita à fazenda de Gumercindo. Ele traz também notícias de Matteo: foi preso por algumas horas para que a polícia levasse o bebê de Juliana com mais facilidade para a guarda do pai. Angélica insinua que Rosana provocou o sofrimento de Matteo e Juliana, e Rosana responde não estar feliz com o ocorrido. Leonora avisa a Florinda que tome cuidado com Augusto, pois ele já teve um caso amoroso com uma italiana. Francesco almoça com Paola e conversa sobre abertura da fábrica de macarrão. Marco Antônio tenta consolar sua mãe. Ele a convida para ir à fazenda de Gumercindo, assim ela se distrairá e poderá provocar ciúmes em Francesco.

Ela aceita a ideia, pensando que será uma boa oportunidade de conhecer Rosana e esperando ver Marco Antônio se aproximar mais da moça. Damião, em conversa com Tiziu, diz que, depois de Francesco sair de casa, madame Janete irá demiti-lo, pois ela nunca gostou de ter um cocheiro negro. Durante o almoço na fazenda de Gumercindo, Augusto fica conhecendo Florinda. Ele pergunta se a moça sabe fazer macarrão e Angélica fica brava com a curiosidade do marido. Marco Antônio tenta despertar preocupações em Francesco, contando-lhe que vai à fazenda de Gumercindo junto com Janete, onde ela poderá, talvez, conhecer um barão do café. Francesco não se incomoda com isso, mas sente-se um pouco decepcionado por ver o filho ao lado da mãe e contra ele. Enquanto Janete e Marco Antônio viajam, Mariana vai buscar Juliana para amamentar a filha, que não está se dando bem com leite de vaca. Juliana vai à casa de Janete e, depois de rever sua filha, quer levá-la para a pensão. Mariana permite que ela leve enquanto os patrões estão viajando. Quando Marco Antônio e Janete chegam à fazenda de Gumercindo, Rosana se espanta com a visita e tranca-se em seu quarto.

Capítulo 67, 16 de Maio, Quinta-Feira – Ao chegar na pensão, Dolores se assusta ao ver Juliana com sua filha em seus braços. Mariana encontra Hortência e seu filho, Juan, na pensão e, ao se deparar com a criança, a imagem do filho de Juliana que foi deixado na Santa Casa vem à sua mente. Mariana acredita que Juan é filho de Juliana. Damião pergunta a Mariana se não há possibilidade de Janete ficar sabendo que Juliana tirou sua filha da casa dos Mariano a preocupa. Mariana diz que não teme mais ser mandada embora, contanto que ela possa levar Francesquinho consigo. Ao chegar à fazenda, Janete e Marco Antônio são muito bem recebidos por todos, menos por Rosana que, a princípio, se recusa a falar com eles.

+  Teresa Resumo Completo de 25/03 á 29/03/19

Depois de muito conversar com Rosana, Angélica a convence a ir falar com eles. Maria do Socorro conversa com Janete que se gaba de sua fortuna de seus requintes. Maria do Socorro não fica atrás, e ironiza sobre a importância da família. Gumercindo e Janete conversam bastante sobre a separação de seus filhos. Francesco se muda para a casa de Paola e, para não se casarem, resolvem ser amantes. Matteo não gosta muito do fato de Juliana estar com sua filha na pensão. Amadeo se interessa por Hortência. Matteo conta a Amadeo sobre a separação de Francesco por causa de Paola. Marco Antônio vai falar com Rosana. Faz elogios a ela, que os retribui com desagrados. Augusto, Gumercindo e Marco Antônio discutem sobre política. Rosana fica encantada com as ideias e opiniões de Marco Antônio e pede que ele fale mais.

Capítulo 68, 17 de Maio, Sexta-Feira – À noite, enquanto todos estão dormindo na Fazenda, Rosana se encontra com Marco Antonio na cozinha e os dois ficam muito perturbados um com o outro, Rosana fica inquieta, se despedem e vão cada um para o seu quarto, mas os dois ficam querendo um ir para o quarto do outro. Quem toma a decisão é Rosana, ela vai ao quarto de Marco Antonio e pede para ficar um pouco com ele, para ficar junto com ele, eles se beijam e passam a noite juntos. Francesco está na casa de Paola e ela o chama para dormir em seu quarto. Na manhã seguinte, na Fazenda, Leonora diz a Florinda que ela tem que voltar para o cafezal, porque ela é muito jovem e bonita para ficar no meio de tanto homem que tem naquela casa.

Florinda se irrita e volta para o cafezal. Angélica acorda cedo e conta à mãe que ouviu sua irmã conversando com Marco Antonio, ouviu quando ela pediu um beijo e que ela passou a noite com ele, mas elas decidem que não vão contar nada a Gumercindo. Marco Antonio pede para conversar em particular com Gumercindo, pede para levar Rosana para São Paulo, quando voltar. Gumercindo diz que concorda, desde que Francesco venha pedir a mão de sua filha em casamento, como fazem todos os homens de bem.

Capítulo 69, 18 de Maio, Sábado–  Durante o café da manhã, Marco Antônio pede para ter uma conversa com Gumercindo e Janete com Maria do Socorro. Angélica vai falar com Rosana e diz que sabe que ela passou a noite no quarto de Marco Antônio e que Maria do Socorro também já sabe. Marco Antônio pede a Gumercindo que deixe Rosana ir embora com ele para São Paulo. Gumercindo diz que só permitirá quando Francesco vier pessoalmente pedir a mão de sua filha. Paola e Francesco estão morando juntos. Paola serve gemada no café da manhã para Francesco, pois diz dar “força”. Francesco reluta, mas cede e acaba tomando. Janete conversa com Maria do Socorro que, por saber o que ocorreu na noite anterior, permite que Rosana vá com eles para São Paulo. Tiziu conta a Francesco que a neta dele está com Juliana. Francesco não se opõe a isso. Augusto ao ver que Gumercindo está proibindo Rosana de ir embora sem o a visita formal de Francesco, conta ao sogro que ela foi visitar Marco Antônio, em seu quarto, durante a noite.

+  O Sétimo Guardião Resumo Completo de 06/05 á 11/05/2019

Gumercindo diz que isso não importa porque eles só ficaram conversando então, Augusto conta a Gumercindo que Rosana dormiu com Marco Antônio. Gumercindo concorda que ela vá embora. Juliana e Hortência estão se dando bem e cuidam de seus respectivos filhos juntas. Amadeo diz a Matteo que o solo dos terrenos é muito firme e que por isso, não precisarão de muito dinheiro nem esforço para construir o alicerce. Matteo pergunta a Amadeo se a casa ficará firme assim e Amadeo diz que sim. Amadeo fica encantado com Hortência e, por esse motivo, pede a dona Dolores que lhe arranje um quarto na pensão, com a desculpa de que mora muito longe do trabalho. Dolores consegue um quarto para ele. Rosana vai para São Paulo morar com Marco Antônio. Janete chega de viagem e sua neta não está em casa. Mariana diz que ela está com a ama de leite, mas não conta que a ama é Juliana. Janete manda-a ir buscar a neta. Ela conta a Rosana que seu marido a deixou, após 30 anos juntos. Juliana se recusa a entregar a criança para Mariana, que volta para casa de mãos vazias. Juliana manda Mariana dizer que só vai entregar a criança se for na justiça. Janete fica furiosa porque Mariana chamou Juliana para amamentar a filha, enquanto ela estava fora. Depois de mandar Mariana se retirar, ele pergunta o que Rosana acha da situação, ela responde que Janete deve tomar sua neta de volta.

O resumo do que vai acontecer na novela Terra Nostra foi divulgado pelo Canal Viva e pode sofrer alterações de acordo com a edição. Em breve essa página será atualizada com os resumos dos próximos capítulos da trama.


SAIBA MAIS SOBRE A NOVELA 

O cenário da novela é o Brasil entre o final do século XIX e início do século XX. A maior parte da história se passa nas fazendas de café do interior de São Paulo, mostrando a imigração italiana no Brasil, com destaque para o romance de Giuliana e Matteo, dois imigrantes italianos que foram tentar uma vida melhor em terras brasileiras. Giuliana é filha de Giulio e Ana, imigrantes italianos que deixam seu país e vêm para o Brasil a conselho de um amigo compatriota, Francesco. No navio, a jovem apaixona-se por Matteo, e os dois fazem planos de se casar quando chegarem ao Brasil, mesmo os dois nem se conhecendo direito. A morte dos pais de Giuliana, causada pela peste negra (doença causada pela pulga de rato), e a leve infecção de Matteo pela doença aproxima ainda mais o casal, que passa uma noite ardente de amor juntos,sendo a primeira vez de Giuliana, antes de o navio atracar no porto de Santos.

Na confusão do desembarque, Giuliana e Matteo se perdem e seguem rumos diferentes. Ela é acolhida por Francesco (Raul Cortez), um milionário banqueiro, amigo de seus falecidos pais, casado com Janete, mulher prepotente e arrogante, e pai de Marco Antônio, um bon-vivant. Já Matteo vai trabalhar na fazenda de Gumercindo, um barão do café que é casado com Maria do Socorro e pai da meiga Angélica e da cruel Rosana. Assim que vê a italiana, Marco Antônio se apaixona loucamente por ela. Francesco vê com bons olhos o casamento do filho, mas Janete não. Giuliana também rejeita o amor de Marco Antônio, pois está decidida a reencontrar Matteo. Porém, quando ela descobre que espera um filho de Matteo, Marco Antônio vê aí a chance de ficar com sua amada. Ele pede Giuliana em casamento e, com medo, a moça aceita. Entretanto, Janete arma para que seu filho seja poupado de criar o filho de Giuliana com outro homem. Com a ajuda da governanta Mariana, Janete faz o parto da nora, mas Giuliana desmaia depois de ouvir a criança chorar. Então, Janete manda que Mariana leve a criança para um orfanato bem longe e depois afirma à nora que o bebê nasceu morto.

Está sendo exibida pelo Canal Viva desde 28 de fevereiro de 2019, substituindo Baila Comigo com exibição ás 14h30 e com reprise á 00h45. Por questão de direitos autorais, a versão internacional foi escolhida para ser apresentada.