POR AMORRESUMO SEMANAL

Resumo Semanal de Por Amor de 26/08 á 30/08/19

Novela centrada no dia a dia da classe média carioca foi divulgada com a pergunta: “O que você seria capaz de fazer por amor?“. Por Amor foi escrita por Manoel Carlos e conta com as participações de Regina Duarte, Gabriela Duarte, Antônio Fagundes, Fábio Assunção, Susana Vieira, Vivianne Pasmanter, Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis.  Helena é mais do que mãe, é a grande amiga de sua filha Maria Eduarda. E faz de tudo para que ela aceite o pai Orestes, um alcoólatra. Mas Eduarda só tem olhos para o seu grande amor, Marcelo. Mãe e filha engravidam na mesma época e acabam dando a luz no mesmo dia e horário, no mesmo hospital, aos cuidados do jovem médico César, eterno apaixonado por Eduarda. O filho de Helena nasce saudável, mas Eduarda sofre complicações no parto e seu bebê morre logo depois. Para complicar a situação da moça, ela nunca mais poderá ter filhos. Helena imagina que será um golpe duro demais para a filha e faz um pacto com o médico: troca as crianças. Eduarda cria o irmãozinho pensando que ele é filho, enquanto Atílio sofre pensando que o filho nasceu morto. Confira a seguir o Resumo Completo da Novela.

Capitulo 085, segunda-feira, 26 de agosto
Milena, Lídia, Orestes, Arnaldo, Laura, Natália, Meg, Trajano, Rose, Kátia, Catarina e os funcionários do salão de Lídia vão ao interrogatório de Nando. Leonardo dá carona a Catarina, que vai gravar um comercial. Durante o interrogatório, Fernando faz um discurso comovente e Lídia, emocionada, desmaia. Eduarda vai ao apartamento e fica irritada ao encontrar vários recados de Laura. A exposição de Márcia é um sucesso. Flávia volta de São Paulo e imediatamente liga para Atílio, que não está. Atílio liga de volta para Flávia e ela fica constrangida por estar ao lado de Helena. Eduarda vai ao ateliê e, indignada, chama Flávia de traidora.

Capitulo 086, terça-feira, 27 de agosto
No estúdio, Flávia e Eduarda brigam. Para desespero de Meg, Laura avisa que vai contar a Marcelo que está grávida. Helena diz a Virgínia que não está magoada com Flávia por ela ter se envolvido com Atílio. Virgínia conta a Helena que Rafael tem andado estranho. Na empresa, Isabel trata Arnaldo por Tigrão e Atílio percebe que eles estão tendo um caso. Alceu diz a Nando que ele se saiu bem no interrogatório. Lídia percebe que Orestes está com algum problema. No calçadão, Rafael conversa com Alex, um rapaz que acaba de conhecer, e o apresenta a Virgínia. Rodrigo liga para Catarina e fica furioso ao saber que ela saiu com Leonardo. Orestes procura Helena e conta que leu seu diário.

Capitulo 087, quarta-feira, 28 de agosto
Helena discute com Orestes, que ameaça contar a verdade a Eduarda. Começa a festa de aniversário de Nestorzinho. Atílio vai ao ateliê e percebe que Helena e Orestes estão constrangidos com sua presença. Sirléia convence Catarina a comparecer à festa do irmão. Nestor fica feliz em ver a filha e confessa que seu relacionamento com Sílvia não anda bem. Márcia festeja o sucesso de sua exposição. Wilson incentiva Genésio a cortejar Liza e Magnólia se irrita. Helena e Eduarda vão jantar no apartamento de Marcelo. Ao saber da troca de bebês, Lídia diz a Orestes que ele tem a obrigação de contar tudo a Eduarda.

Capitulo 088, quinta-feira, 29 de agosto
Orestes diz a Lídia que não sabe se deve contar a verdade a Eduarda. Os modelos ensaiam para o desfile da grife de Milena e Laura. Leonardo leva Catarina para assistir ao ensaio. Laura discute com Trajano, que lhe dá umas palmadas. Marcelo diz a Eduarda e Helena que está pensando em levá-las para uma viagem ao exterior. Flávia bebe demais e acaba dormindo na casa de Atílio. Da janela de seu apartamento, Virgínia vê Rafael entrando no carro de Alex e estranha. Virgínia diz a Helena que Orestes pode beber e contar a todo mundo sobre a troca dos bebês. Rafael chega em casa entusiasmado com Alex. Chega o dia do julgamento de Nando.

+  Confira oque irá acontecer na novela Por Amor em 17/07/19

Capitulo 089, sexta-feira, 30 de agosto
No tribunal, Fausto testemunha contra Nando e ele acabada sendo condenado. Milena se revolta e Lídia se desespera. Virgínia desconfia da amizade do marido com Alex. Helena desabafa com Aninha. Sandrinha, ao atravessar a rua sozinha, é atropelada e fica desacordada.

CAPÍTULOS ANTERIORES

Capítulo 71 – Terça-feira, 06 de Agosto- Na delegacia, Lídia trata Milena friamente. Depois, enciumada, vai embora. Branca se irrita porque Olavo vai viajar e diz a Rose que ele não está conduzindo o caso de Nando como deveria. Liza conta a Vera que Laura e Marcelo dormiram juntos. Branca diz a Marcelo para tomar cuidado com Laura. Helena visita Lídia e Orestes e oferece ajuda a Lídia no caso de Nando, mas ela não aceita. Meg diz a Laura que sabe que ela dormiu no apartamento de Marcelo e a repreende por correr tanto atrás do rapaz. Liza conta a Eduarda que Marcelo dormiu no apartamento. Pedro chega à casa de Helena e não encontra ninguém. Sirléia, que vai saindo de seu apartamento, se oferece para guardar sua mala. Eduarda vai ao seu apartamento acompanhada de Leonardo. Virgínia chega à casa de Helena e encontra Atílio com Marcelinho no colo.

Capítulo 72 – Quarta-feira, 07 de Agosto- Atílio estranha o comportamento de Virgínia, que lhe pergunta por que ele não pediu que se fizesse uma necropsia no filho. Desconfiada de que Laura esteve no apartamento, Eduarda sonda Vera, que não lhe conta nada. Leonardo diz a Eduarda que ela deveria aceitar a oferta de Marcelo, que quer que ela fique com o apartamento após a separação. Atílio relata a Helena a conversa que teve com Virgínia e pergunta se aconteceu alguma coisa no dia da morte do bebê. Helena, Pedro e Atílio vão jantar na casa de Virgínia. Helena ameaça se suicidar se Virgínia contar a verdade a Atílio. Marcelo volta para seu apartamento. Arnaldo e Isabel chegam de viagem. Anita recusa o pedido de casamento de César, mas aceita viajar com ele. Branca diz a Arnaldo que eles precisam ter uma conversa séria.

Capítulo 73 – Quinta-feira, 08 de Agosto- Meg conta à família que Jorge Amado e Zélia Gattai querem celebrar o noivado de seu cachorrinho de estimação, Fadul Abdala, com Inès. Milena visita Nando. Isabel mostra a Camila e a Liza os presentes que Arnaldo lhe deu. Pedro diz a Helena que quer se estabelecer no Rio. Atílio decide apresentá-lo a Trajano. Sirléia se interessa por Pedro. Branca diz a Arnaldo que já sabe que ele tem uma amante. Mas Arnaldo se faz de ofendido e decide passar a noite fora. Fernando manda um bilhete para Sandrinha. Arnaldo vai para a casa de Isabel, conta sua briga com Branca e ela o aconselha a procurar um hotel. Milena e Branca discutem e a moça pergunta à mãe se ela teve algum envolvimento na prisão de Nando.

Capítulo 74 – Sexta-feira, 09 de Agosto- Posando de vítima, Branca garante a Milena que não teve nada a ver com a prisão de Nando e que até o ajudou a ter uma cela individual. Isabel decide fazer Arnaldo comprar um apartamento para ela antes que a empresa vá à falência. Milena pede a Arnaldo para tentar convencer o delegado a soltar Nando. Sirléia convida Pedro para ver seu álbum e se enfeita para recebê-lo, mas ele manda svisar que não poderá comparecer. Tadinha diz a Helena que Flávia está interessada em Atílio. Isabel e Atílio almoçam juntos. Laura liga para Marcelo e ele manda dizer que não está. Helena diz a Milena que sua loja ficará pronta em 20 dias. Milena convida Genésio para desfilar. Tadinha conta a Eduarda que, segundo Teresa, Sirléia está interessada em Pedro. Arnaldo pede ao delegado que solte Nando.

Capítulo 75 – Segunda-feira, 12 de agosto- Sandrinha, febril, continua exigindo a presença de Nando. Marcelo diz a Eduarda que quer a reconciliação e ela promete pensar. Eles se beijam. Milena diz a Orestes que Alceu vai tentar fazer com que o juiz libere Nando para visitar Sandrinha. Atílio e Helena têm uma ligeira discussão. Milena e Cecília visitam Sandrinha. Atílio diz a Eduarda que Helena está escondendo algo dele. A família de Nando se prepara para comemorar seu aniversário. Laura diz a Natália que desconfia que está grávida. Flávia chega de viagem, vai visitar Helena e percebe que ela e Atílio não estão bem. Leonor volta de viagem. Nando chega em casa.

Capítulo 76 – Terça-feira, 13 de agosto- Sandrinha e Fernando se abraçam, emocionados. Rose conta a Branca que Nando conseguiu permissão para ir à sua casa. Meg contrata Helena e Flávia para reformar parte de sua casa. Lídia pede um lanche para os policiais que esperam Nando em frente à sua casa. Marcelo manda flores para Eduarda. Atílio diz a Marcelo que Arnaldo está prestes a fechar um grande negócio. Isabel se insinua para Atílio. Nando volta para a prisão. Wilson decide acompanhar Márcia na viagem a São Paulo. Eduarda conta a Helena que Atílio desconfia que ela está escondendo algo. Eduarda e Marcelo jantam no apartamento deles. Atílio passa no estúdio e só encontra Flávia, que o convida para um drinque. Eles se beijam.

Capítulo 77 – Quarta-feira, 14 de agosto- Helena conta a Sirléia que Pedro vai se mudar definitivamente para o Rio. Flávia se sente culpada por ter beijado Atílio e se desvencilha dele. O jantar de Eduarda e Marcelo transcorre agradavelmente e eles se beijam novamente. Branca prepara um jantar para receber o empresário que está negociando com Arnaldo. Flávia pede a Atílio que não conte nada a Helena. Natália sugere que Milena convide uma manequim internacional para a inauguração da loja. Atílio diz a Flávia que seu casamento acabou. Wilson vê Atílio e Flávia saindo juntos do estúdio. Flávia decide passar alguns dias fora e Helena estranha. Isabel chega à casa de Branca usando um colar de pedras preciosas. Branca constata que é o mesmo colar que ela viu na joalheria.

Capítulo 78 – Quinta-feira, 15 de agosto- Rose faz o possível para acalmar Branca, que se esforça para não deixar transparecer que acaba de descobrir que Isabel é amante de Arnaldo. Catarina aconselha Eduarda a se reconciliar com Marcelo. Mais controlada, Branca se comporta como de hábito diante dos convidados de Arnaldo. Marcelo convida Eduarda para viajar. Branca planeja ir à casa de Isabel para pegar todas as jóias que Arnaldo deu a ela. Atílio volta a dizer a Helena que ela está escondendo alguma coisa a respeito da noite em que ela e Eduarda deram à luz. Sandrinha melhora e volta a frequentar o colégio. Helena sai para caminhar. Rose e Branca combinam ir à casa de Isabel para pegar as jóias.

Capítulo 79 – Sexta-feira, 16 de agosto- Branca diz a Rose que elas precisarão da ajuda de um chaveiro para entrar na casa de Isabel. Virgínia ouve Rafael discutindo com alguém no telefone e fica cismada. Magnólia e Genésio voltam à casa de Meg. Branca diz a Rose que não pretende se separar de Arnaldo. Helena desabafa com Virgínia. Eduarda se preocupa com o abatimento de Helena, que procura disfarçar. Laura sente enjôo. Virgínia diz a Eduarda que seria melhor para Marcelinho se ela e Marcelo se reconciliassem. Oscar diz a Wilson e Zito que eles precisam arranjar uma namorada para Genésio. Branca e Rose levam um chaveiro no apartamento de Isabel. Helena vai ao escritório e encontra Isabel e Atílio almoçando juntos.

O resumo da novela Por Amor foi divulgado pela Rede Globo. Alterações podem acontecer em virtude da edição. Quando a Rede Globo liberar novos resumos, essa página será atualizada.


Acompanhe nosse canl no Youtube

Saiba Mais Sobre a Novela

Helena é mais do que mãe: é a verdadeira amiga da filha Maria Eduarda, e faz de tudo para que ela aceite e ajude o pai alcoólatra, Orestes, de quem é separada. Mas Eduarda só tem olhos para o seu grande amor, Marcelo. O rapaz sofre com a perseguição da ex-namorada, Laura, inconformada por haver sido trocada por Eduarda. Ela é cruel, invejosa, egoísta e desequilibrada, fará de tudo para destruir a vida do casal e dará o golpe da barriga para se vingar de Marcelo. A mãe de Marcelo, Branca Letícia, também não gostou da escolha do filho, pois não simpatiza com Helena, que é simples demais para ela. Branca é uma mulher de personalidade forte, que adora manipular a vida alheia. Ela é dominadora, esnobe e muito arrogante. Tem adoração pelo filho Marcelo, mas vive criticando os outros dois por não terem ambição na vida: A moderna e bela jovem Milena e o super tímido e atrapalhado Leonardo.

Milena tem um romance com o piloto de helicóptero Fernando (Nando), mas Branca faz de tudo para separá-los, considerando que o rapaz não é do alcance social de sua família. Com a ajuda de Fausto (funcionário da empresa de helicóptero onde Nando trabalha), ela consegue armar para que o piloto seja preso com drogas. Porém, Fernando é solto algum tempo depois. Branca controla até a vida da amiga Isabel, que tem um caso com Atílio, um homem que está à procura de um grande amor. Branca, na verdade, é apaixonada por Atílio há muito tempo, mas nunca conseguiu se expressar e nem confessa ser apaixonada. Ela fica transtornada ao descobrir que ele apaixonou-se por Helena, mãe de Eduarda. Ela se revolta e se culpa muito por jamais ter conseguido ter coragem de se declarar por mais de 20 anos. Após um breve romance, e para o desgosto de Branca e Isabel, Helena e Atílio se casam, numa linda cerimônia.

Mãe e filha engravidam na mesma época e dão à luz no mesmo dia, hora e hospital, sob os cuidados do jovem médico César, um eterno apaixonado por Eduarda. O filho de Helena nasce grande e saudável, mesmo ela tendo mais de 40 anos de idade. Eduarda, com menos de 25 anos, tem sérias complicações no parto e seu filho morre horas depois de uma morte súbita. Para complicar a situação da moça, ela nunca mais poderá ser mãe, pois teve que retirar o útero por conta das diversas hemorragias que sofreu. Desesperada em evitar esse duro golpe para a filha, Helena mostra que amor de mãe vai além de qualquer sacrifício e ela troca sua felicidade pela da filha e decide trocar os bebês, implorando a ajuda de César. Ela diz para o médico: “Vamos trocar os bebês!”.

Embora relutante com a ideia, César acaba por ceder e consente a troca, culpa que ele vai carregar por toda a trama. Tanto Helena quanto César fazem a troca com um único intuito: o amor. Assim sendo, Eduarda cria o meio-irmão pensando ser seu próprio filho, enquanto Atílio sofre por pensar que seu filho com Helena morreu ao nascer. César é a única pessoa que sabe desse segredo, o qual concordou pelo mesmo objetivo que Helena: evitar o sofrimento de Eduarda. Quem mais padece, contudo, é Helena, que é obrigada a tratar o filho como neto e ainda vê o seu relacionamento com Atílio desmoronar, apesar do grande amor que os une. Ela escreve todos os acontecimentos de sua vida em um diário e é nele que está a revelação do grande segredo que Helena carrega consigo. E é acidentalmente lendo-o que Eduarda, chocada, descobre toda a verdade ao final da trama.

No final, Branca vive sozinha abandonada pela família. Laura pede para voar em um helicóptero pilotado por Nando, enteado de Orestes, e a aeronave sofre um acidente, caindo no mar. O piloto sobrevive, mas Laura não é encontrada, ficando subentendida a sua possível morte. Nando vai parar no hospital com ferimentos leves, mas termina feliz com Milena. Marcelo e Eduarda ficam juntos e pretendem adotar uma menina. Atílio decide ir embora, depois de descobrir a verdade sobre Helena e Eduarda. Na cena final, Marcelinho caminha junto com Eduarda e Marcelo, e depois corre para Helena e Atílio, reconciliados, sugerindo que o menino será criado pelos pais verdadeiros.

+  Resumo Semanal de Por Amor de 15/07 á 26/07/19